Quer receber um e-mail cada vez que eu escrever uma coisa nova aqui? É só falar comigo! XP

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Missa, tênis e soirée (ahh e banhos!)

Ahh, desisti de postar em ordem... Depois eu conto como foi a viagem e tudo até aqui...
Hoje foi meu terceiro dia em Dijon... E a quarta noite.

Eu acordei meio tarde (10h), o casal que me hospeda já tinha saído de bicicleta e voltado! A filha deles (um nome obviamente francês... Amélie) tinha acabado de acordar também.
Tomei café e depois todo mundo foi se preparar pra sair, porque a gente foi na missa!
(Antes disso, um fato que quebra um mito: a filha falou que precisava tomar banho antes de ir. A mãe (que já estava acordada faaaaz tempo) falou: "eu também!"... E aí, a filha, Francesa, que mora na França ficou muiito surpresa: "Você não tomou banho??" Isso quer dizer que pelo menos eles acham estranho se alguém não toma banho...)

A missa é bem parecida... Cantam músicas, tem leituras feitas por pessoas 'normais' (sem ser o padre), o pessoal vai em família... Pena que é tudo em francês... Eu não entendi muito do que foi falado, não sabia o que responder, não sei nem o Pai Nosso em Francês! E não dá tempo de nem tentar traduzir, ahahah

Depois da missa, voltamos pra casa e almoçamos... Teve arroz (!), Ratatouille (que é bem diferente do mostrado no filme... São legumes cozidos todos juntos... E eles não são tão bem fatiadinhos bonitinhos como o ratinho Rémy faz...), churrasco (de linguiça de dois tipos, e carne de porco)... Melão (antes e depois!), kani (comemos de entrada, com maionese), sorvete, queijo, café...

Depois do almoço o casal saiu, eles foram pra casa do(s) pai(s?) da Mme Reboul. Eu fiquei, fazendo nada, vendo meu e-mail. Depois a Amélie me convidou pra jogar tênis com uns amigos dela... Mas não... não joguei... Mas fui lá ver e tomar chuva, ahahah
Eles só bateram bola, jogaram em 2 contra 1... No começo eles falaram um pouco comigo, eu entendi mais ou menos... Mas quando eles começaram a falar mto entre eles e rir, aih eu boiei muitooo! ahahah

Voltamos, a Amélie tomou banho pela segunda vez no dia(!!), lavou o cabelo de novo (!!!), e fomos jantar na casa de uns amigos dela... No total éramos em 6, depois chegou mais um...
Tinha nós duas, os donos da casa (2 irmãos), a namorada de um deles e um amigo que estava na Noruega nos últimos 4 meses. E depois, o que chegou também tinha acabado de voltar pra cidade, antes ele esteve na Inglaterra e... voilà! ...gostou! (Franceses detestam Ingleses... A cozinha inglesa, então.... aaaaff)
Várias histórias, gírias, vinho, música estranha! ahahhaha
Só entendia mais ou menos quando só um falava... Tipo a história da Inglaterra, entendi td, pq ele contou sozinho, td mundo prestando atenção...
Mas sei lá, acho que já tá melhorando... Não sei, acho que hoje eu to falando pior que nos outros dias, mas to entendendo um pouco melhor... Sei lá... Depende de várias coisas... Vamos ver no fim dessa semana como vai ser...
Hoje eu já acordei pensando: "Nhhhhaaaahhh, vou ter que falar Francês!" ahhaha
Amanhã não tenho aula, vai ser meu último dia vazio... (Ainda bem... Eu não sei muito o que fazer nesses dias, não quero atrapalhar, mas também quero ir junto pra onde eles vão pra não ficar sem fazer nada... E conhecer a cidade (que na verdade, eu já conheci grande parte) sozinha não é tão legal... Vou deixar pra ir nos museus (gratuitos xP) nos dias de semana, quando eu já vou estar lá no centro... Sei lá, meus planos estão confusos)
Agora de terça a quinta eu tenho aula todas as manhãs... e na manhã de sexta eu já pego o trem pra voltar pra Marseille...

É isso, então!

Até mais!

2 comentários:

  1. hauhuah
    tomara que vc num ficou com cara de pastel que nem a canadense!!!
    ou vc fez cara de quem estava entendendo???
    huahauhuah
    entaum tem chuveiro nessa casa??
    que estranho!!!!
    huahauhauh
    que divertido...
    só num entendi esse negocio de vc estar em outra cidade...
    é só pra conhecer??

    ResponderExcluir
  2. Eu estou em Dijon fazendo um curso de Francês na Aliança Francesa...
    Estou aqui e não em outro lugar porque essa foi a escola mais barata que me aceitou e que ainda tinha vaga, casa de família, etc. (só fiz inscrição depois que eu fui no consulado, enquanto que td mundo foi pro consulado com o curso já 'contratado'...)
    Era pra eu chegar aqui dia 11 e fazer duas semanas e meia de curso, mas ... bom, aih a história da passagem todo mundo já sabe...

    ResponderExcluir