Quer receber um e-mail cada vez que eu escrever uma coisa nova aqui? É só falar comigo! XP

sábado, 28 de agosto de 2010

Brand new chez moi

Minha Carte 12-25!
Oi!
Escrevo de Marseille, já!

Acordei hoje cedo em Dijon, e estava chovendo... Aí, tomei o café da manhã, dei as havaianas de presente pros meus 'pais de accueil', terminei de fechar as malas e já fui pra estação.
Economisei 25 euros já na minha passagem, com a minha carte 12-25 (é uma carteirinha pra pessoas de 12 a 25 anos que dá descontos de 25 a 60% em passagens de trem... Pra fazer é mto fácil, precisa de um documento (no meu caso um passaporte), uma foto (aqui na França o normal é 3,5x4,5... aih, dei uma dessa pra moça e ela cortou um pouco de cada lado... Então a 3x4 tb deve servir...) e um endereço (eu não tinha comprovante de endereço, só falei o nome da rua e o número pra moça e ela aceitou... mas tem quem diga que precisou mostrar um comprovante...). E custa 49 euros, mas com umas duas viagens grandes os descontos já cobrem).

A viagem foi de boa (quase esqueci de compostar(validar) meu bilhete! Sorte que voltei pra dentro da estação pra jogar uma coisa no lixo e vi a maquininha amarela... Senão eu estaria ilegal no trem!), dormi só um pouco, o trem chegou no horário... E em Marseille não estava chovendo, muito pelo contrário, tava muito quente e muito sol!
Chegando na Gare (estação) St. Charles, em Marseille, era pra ter alguém do CROUS* me esperando... E cadê? Rodei a gare inteira, perguntei pra milhões de pessoas se alguém tinha visto alguém com o boné do CROUS procurando estudantes... Mas não. Depois de perguntar muito, andar muito, fiquei pensando no que fazer. Poderia ligar pro Antonio, meu veterano do Rio, da ICM (grupo de estudantes internacionais da École), mas ele deveria estar buscando várias outras pessoas. Poderia ir pra rep das meninas (veteranas minhas tb), que é perto da gare, que eu já tinha ido uma vez, mas e se elas não estivessem lá? Aih, já ia indo rumo ao taxi quando percebi que não tinha o endereço do CROUS. Mas eu lembrava o nome da rua, se pá até o número... Resolvi voltar pra muvuca da gare pra ver se achava o cara do CROUS, mas não. Aih, desci as escada pra ir em direção ao taxi e quem eu vejo no telefone? O Victor, da elétrica-Unicamp e agora Centrale Marseille. Segunda vez que eu encontro com ele meio por acaso, a primeira foi no consulado, eheheh. Ele tinha pedido pra ICM buscar ele, não pro CROUS, mas parece que eles não receberam o e-mail dele, e ele estava lá abandonado, também...
Então, rachamos um taxi! O endereço que eu tinha decorado tava certo, o taxista nem se perdeu (eu perguntei antes de ir se ele sabia chegar, aih ele não sabia, perguntou um pouco pros outros taxistas, eu falei que era perto da Fac. St. Jérôme, no final ele sabia o caminho).

Chegamos, e quem tava lá? O Mateus, tb da elétrica-Unicamp, tb agora Centrale Marseille. Ele tava com um membro francês da ICM, o Silvian, mas tinha chegado com o CROUS... Ele me falou que eu era a próxima da lista das pessoas que o cara ia buscar e ele falou que dava tempo de levar ele e voltar pra gare. Pelo jeito não deu... Ou o cara desisitiu de voltar. Aí, fizemos a entrada no quarto, preenchemos uma tabela de États des lieux, falando se tinha alguma coisa quebrada no quarto... Depois pagamos tudo (3 aluguéis, frigobar por um ano, 5 noites do mês de agosto...)... O Silvian ajudou muito, levou a gente no caixa automático, fez todo os testes nos quartos pra ver se tudo funcionava...

Aí fomos procurar o que comer, achamos o pessoal do Delorme** e fomos pra lá com eles, já que depois a gente ia no Carrefour, comer e fazer compras. Demorou muuitoooo pra desenrolar a moradia deles... Aaaaffe. Eles tinham que pagar tudo antes de pegar as chaves, depois ver se tava td ok com o quarto...Aaaaff, mtoo rolo. E tem um monte de gente que não trouxe td o dinheiro, que o cartão não passava, que não conseguia sacar tudo o que precisava. Aaaff.
Ficamos lá um bom tempo, esperando eles desenrolarem, conversando com os veteranos, com os brasileiros, com os chineses... Descobri que não fui a única a não ser buscada pelo CROUS... =/ Parece que várias das viagens que eles deveriam fazer não foram feitas...

Despois de muitooo tempo, e a gente sem almoçar, juntamos todo mundo e saímos pro Carrefour. Fomos andando mesmo... Antes de entrar no mercado propriamente dito, a gente comeu no KFC... Parece que pra estudante, se vc mostrar a carteirinha e pagar mais um euro, dá pra levar mais um lanche se vc comprar um menu... Mas eu nem tentei, não tenho carteirinha daqui e nem queria dois lanches...
No mercado, comprei pão de forma, manteiga, presunto, queijo, leite, café solúvel, papel higiênico, garfo, colher e faca. Acho que dá pra sobreviver até segunda, pelo menos, ahahah
Só que eu esqueci do copo, eu soh tenho uma garrafa que está com água (água essa que aqui a gente pode tomar da torneira...)... Então, fiz uma coisa meio estranha... Peguei a garrafa de leite (que é de um plástico fino e estranho, me deu a impressão de produto de limpeza...), coloquei uma quantidade x de café soluvel, fechei e chacoalhei! Nada muito bonito, mas não ia tomar leite puro mesmo! Aih, por enquanto eu bebo da garrafa mesmo... Acho que não tem problema, é só um fim de semana...
Ah é... Aqui cada quarto tem seu frigobar e a cozinha só tem fogão elétrico... Nada de forno, nada de microondas... Não dá nem pra comprar congelados e nem miojo, pq a gente ainda não tem panelas...
Mas aí, depois de muitos rolos, muitas tentativas de falar espanhol com os chilenos e inglês com os chineses, além de francês com os brasileiros, pros outros tentarem entender e pra gente treinar um pouco, cansei! aaaff...
Voltamos pra casa (aqui no Chatenoud por enquanto tem nós 3 da Unicamp (eu, Mateus e Victor), uma chinesa (a única menina dos chineses) e os dois chilenos), com a ajuda de um dos veteranos, conseguimos conectar o pc do Victor na internet (precisa dar um número de celular francês pra poder receber a senha por mensagem de texto). Mas um número só serve pra uma conta de conexão. Aih com o pc do victor conectado, conseguimos falar com amigos nossos que já tem celular aqui e as senhas foram mandadas pra eles, que nos passaram por internet... Enfim, agora já tenho internet no meu quarto!
Quarto esse que é bem pequeno... Por enquanto não tem nada, e já tá bem pequeno... imagina depois...
O banheiro é meio zuado tb... Mas o último lugar zuado que eu morei acabou sendo mtoo legal, então, não reclamarei.

Amanhã eu vou buscar minhas malas na casa do veterano mais ou menos na hora do almoço... e depois, à noitinha vamos tds pra praia! Aproveitar o último fim de semana de férias...

Fotos da 'casa', histórias e fotos de Dijon e do avião, depois...

Até!

* CROUS: orgão do governo francês que dá bolsa, alojamento, restaurante universitário... pros estudantes. Pros brasileiros, no final acaba sendo o nome de onde a gente mora.
**Delorme: O CROUS tem duas residências aqui em Marseille. Uma é o Chatenoud, que é onde eu vou morar daqui pra frente e a outra é o Delorme, que é perto daqui tb.

Um comentário:

  1. nusss teve ter dado um panico basico ne???
    eu acho que ficaria muuuito perdido, mas que bom que deu tudo certo!!!
    aproveite muito!!!

    ResponderExcluir