Quer receber um e-mail cada vez que eu escrever uma coisa nova aqui? É só falar comigo! XP

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Balanço da Aliança

OMG! Hoje é o aniversário de 30 anos do Macaulay Culkin (noossa, nunca tinha visto como é complicado esse nome...)! Eu não tô ficando, eu já tô velha! Tah certo que eu era mais da época dos "Esqueceram de Mim" com outro ator, mas...

Hoje foi meu último dia de curso na Aliança Francesa... Na primeira aula, falamos sobre o sistema de saúde Francês (e canadense e brasileiro também). Na segunda aula, gramática! A professora tinha passado vários exercícios pra fazer pra hoje, alguns bem básicos, que pegavam uma boa parte dos assuntos... Mesmo sendo assim, de coisa que eu já vi, eu erro muito ainda... Mas pelo menos eu fiz... As outras meninas da minha classe, nem isso (elas até começaram, mas eram msm muitos exercícios, elas não fizeram tudo)... Aih a gente corrigiu uma parte, depois a professora deixou elas fazendo e me deu uns outros exercícios... Foi bom porque eu percebi dois assuntos que eu não tenho nem noção e que eu preciso aprender: subjuntivo e condicional... O resto eu ainda erro, mas pelo menos imagino como chutar. Mas subjuntivo, se eu precisar, não consigo nem enrolar pra falar o que eu quero! Voilà, já sei o que fazer na próxima tarde desocupada.
Eu, Peter (Canadense que mora na Colômbia), Sabine (professora) e Mih Tsuk (não faço ideia se é assim que escreve... Sul-coreana).
Além desses da foto, tem mais 3 japoneses: o Takaku e a amiga dele, que eu só vi uma vez e que falavam bem o Francês e a Mina, que chegou essa semana e não fala quase nada... =/

Aliás, deve ser muito mais difícil pra eles (os orientais)... A coreana também, ela fala mais ou menos, mas dá pra ver que ela sabe. Mas pra ler um texto, ela demora muitoooo! E os japoneses, com seus dicionários eletrônicos (sério, acho que eles procuram 75% das palavras naquela coisa), também não são muito rápidos.

A professora, tem cara de simpática, é meio simpática pra dar aula, mas não é muito prestativa... No primeiro dia que eu estava lá, eu falei que não conhecia as redondezas, que não sabia onde ia almoçar e ela? Falou pra eu fazer o que eu quisesse... Precisou o japonês pedir pra ela um mapa da cidade pra ele me mostrar onde fica o mercado... (e acho que ele me mostrou onde era a feira, mas no final tinha um mercado lah também...)
E hoje, quando ela me deu os exercícios ela falou de novo pra eu fazer o que eu quisesse...
E quando eu precisei de uma impressora e um scanner ela também não soube/pôde me ajudar. (Não tem impressora na escola?) Se pá eu que faço perguntas muito difíceis...

Em geral... Não gostei muito da Aliança Francesa daqui... Pra mim deu certo, porque eu tive muito contato com pessoas falando Francês aqui em Dijon, porque eu fiz um pouco mais do que ela pedia nas aulas (enquanto todo mundo demorava o dobro de tempo que eu pra ler o texto, eu lia a parte de gramática do meu dicionário, tirava as minhas dúvidas de vocabulário (do dia-a-dia), usava o dicionário inglês-frances da escola pra ver as preposições que vão com qual verbo...), por que eu precisava mais de conversação mesmo.
Maaas... São poucas turmas, então elas são muito heterogêneas... Na minha classe, tinha por exemplo, o Peter que se virava beeem em Francês e a Mina, que não entendia nem qual exercício que era pra fazer...=/ O que impede a aula de ser mais rápida ou de relembrar um assunto difícil, mesmo sendo poucos alunos.
Não sei se eu tava muito acostumada ao intensivo, mas podia ter mais lição de casa, por exemplo...
Bom, sei lá... Não consegui entender o perfil de quem estuda lá... Não tem (que eu saiba) excursões nos fins de semana, nem nada demais além das aulas.
Eu sei que pruma adaptação, é suficiente. O preço é bom (tanto do curso como da acomodação, que é uns 3 euros/noite mais barata que em outras cidades), Dijon é uma cidade linda, muito turística (depois explico por que)... Pra mim valeu a pena, pra quem vier com intenção de ficar pouco tempo (dois meses aqui é muito. Não tem tanta coisa pra fazer), sem a necessidade de aprender muito francês, muita gramática, pronúncia, essas coisas que não dá pra 'pegar' no dia-a-dia, é uma boa.
E, querendo ou não, os japoneses que eu falei que falam bem vieram sem saber nada, então 4 meses de AF Bourgogne serviram pra alguma coisa.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário