Quer receber um e-mail cada vez que eu escrever uma coisa nova aqui? É só falar comigo! XP

domingo, 11 de setembro de 2011

Integração

(Se você já entendeu o esquema, já percebeu que se eu escrevo aqui, ainda mais num domingo à noite, estou provavelmente fugindo de alguma obrigação. Hoje eu to enrolando pra ler um texto com todas as especificações técnicas de um atuador (não sei se é assim que fala em português, é um cilindro um pistão, uma coisa que empurra coisas na velocidade e força que a gente quiser). O resumo que eu deveria fazer desse texto vai ser útil de alguma maneira, que eu ainda não entendi, pro nosso projeto... Que, nesse semestre já parece bem mais legal, vamos começar a montagem do banco de ensaios e até usinar umas peças! Vou matar a saudade dos meus tempos de SENAI*.)

Tenho bixos! =D =D

Terça-feira passada foi a chegada oficial dos 1A (quem está no primeiro ano). E eu me tornei oficialmente 2A.
Eu tinha quase me esquecido de como o mês de setembro era cheio de atividades e apresentações de todas as associações do mundo, e festas e fins de semana com atividades alcóolicas e loucas, viagens, churrascos de linguiça semi-crua...
E agora, c'est parti.
Terça foi o dia de ir no conseil régional ouvir mega discursos de pessoas mega importantes (mas eu nem fui...). Depois, pra evitar guerra de comida, 1A comeram no restaurante universitário e pros 2A e 3A, churrasco de linguiça semi-crua.
À tarde, apresentação dos vídeos das associações, com todas as bizarrices que os Franceses adoram (músicas com letras duvidosas - mas que eu adoro berrar junto com todo mundo, confesso, ehehehe, e coisas piores.)
Depois, apresentação da Fanfarra!! Não consigo deixar de achar legal! =D
Depois, nossa tentativa de jogar ovos, farinha e detergente neles deu errado...
Pra quem ficou, teve mais um churrasco de linguiça crua, mas esse eu deixei de passar.

A quarta foi mais tranquila pros 2A, eu particularmente não tinha nenhuma associação pra apresentar, voltei pra casa cedo pra confeccionar minha fantasia pra festa "P comme...". É só uma festa à fantasia, mas todos os personagens e fantasias tem que começar com P.
Eu fui de borboleta (papillon), mas esqueci de tirar fotos das asas antes de usá-las. Agora só posso mostrar a foto das asas depois da guerra:
Minhas asas! Bem 13 anos, mas eu gostei! =D

No fim da festa elas foram bem úteis, mas como leque, o lugar era fechado e fazia muitoooooooo calor.
Apesar dos pesares eu gostei bastante da festa!

No dia seguinte, amphi (aula teórica)...
Matemática parece difícil, como todos os semestres... Informática parece legal, mas superficial, como sempre também... E... bom pra entender Automatisme (algo tipo Controle no Brasil), eu deveria provavelmente saber muito mais de eletrônica do que eu sei. Sei que o professor vai meeega rápido e assume que a gente já tem uma base completíssima de eletrônica (e essa é uma das matérias que eu não sei como eu passei...). Mas no final vai ficar tudo bem.
Quinta à tarde foi o dia das apresentações do escritório das artes e de todos os seus clubes, inclusive o clube de canto. Passei o fim da tarde num pseudo-stand, tentando colher assinaturas de pessoas interessadas. Presença massiva dos Brasileiros, maioria massacrante de meninos (na verdade o ideal era que fosse equilibrado, mas ahh, já tá bom)... No fim conseguimos umas 10 assinaturas... Se metade desses 10 vier, já tá bem bom. Veremos!

Sexta de aulas, de novo. À tarde, apresentação das 3 associações solidárias da école: Échanges Phocéens, ISF (Ingénieurs sans Frontières) e Continents Solidaires. Lá estava eu de novo, fazendo propaganda do tutorado nos colégios de Marseille...
Milhões de assinaturas e pessoas interessadas! YAY!
À noite, festa do contrário, onde meninos se vestem de menina e vice-versa. Descobri que isso não é tão comum na França e nem em outros lugares do Brasil... Estranho, neh? Achei que tivesse em todo lugar.
Lá fui eu passar de calor vestida de jogador de futebol... A música tava até boa, mas ninguém aguentava ficar do lado de dentro (ah, o calor...)... Teve apresentação da fanfarra... Mas eles tão sempre vestidos de mulher, nem foi uma novidade, hahahaha.

Sábado de praia, fui numa praia daqui de Marseille onde eu nunca tinha ido. Praia bonita, de areia, agua transparente e absurda- e inexplicávelmente gelada!

Mas sábado era dia de dormir cedo, pra domingo ir pro RALLYE!
É uma gincana no centro da cidade. Os bixos são divididos em grupos, cada grupo guiado e chefeado por uma associação. E eles passam por stands espalhados em pontos turísticos, onde tem também um grupo de cada associação. E em cada stand, jogos e brincadeiras, às vezes com farinha, ovo, coisas que sujam, quase sempre com bebidas nojentas...E normalmente uma fonte também, pros bixos se lavarem... No caminho entre os stands, muitos gritos de guerra, barulho e bagunça. Ainda bem que é de domingo, aahah.
Fiquei no stand dos Échanges Phocéens, no pé da escadaria da Notre Dame de la Garde. O triste é que os grupos precisam subir pra chegar lá, alguns tem preguiça e não nos dão a honra de suas presenças.
Pelos ideais da associação, nosso stand não tem álcool, só quatre quarts (um bolo muito famoso aqui) e hoje teve balões d'água. Fiquei lá a manhã inteira, enquanto as pessoas ainda não estavam tão bêbadas.

É... e essa foi só a primeira semana. Eu lembrei também que eu ficava assustada com a capacidade dos franceses de beber, fazer farra, não dormir e ir na aula no dia seguinte. E isso durante 3 semanas ou mais! Impressionante!


Pra essa semana, mais coisas previstas, apresentação do ICM (Internacional Centrale Marseille, associação pra ajudar trocas culturais entre estrangeiros e Franceses, acolher estrangeiros na Centrale e ajudar os Franceses a irem pra fora também) amanhã. E Club chant na terça.

Além disso, preciso fazer minha reinscrição na école, escolher (oooh, escolher, sim de novo) minhas matérias eletivas pra esse semestre, trabalhar no projeto transverso, decidir meu esporte... Oh, decisões de começo de semestre...
Tanto as eletivas como o esporte vão ser bem difíceis de escolher. A diferença é que as eletivas eu quero todas, enquanto que o esporte eu não quero nenhum.
Mas, ah, veremos.

É isso! =D


*SENAI: todo aluno da mecânica da Unicamp teve seus sábados de manhã do primeiro semestre sacrificados sem dó pra fazer uma matéria de oficina no SENAI de Campinas. Lá eu finalmente descobri o que era um torno, uma fresa, uma impressora 3D, óleo solúvel... Só faltou botarem a gente pra soldar!

Um comentário:

  1. Uia!!
    Ai, Dé, boa sorte... não quero nem ver você tendo que escolher alguma coisa! hahahahaha

    bjao!!
    B.

    ResponderExcluir