Quer receber um e-mail cada vez que eu escrever uma coisa nova aqui? É só falar comigo! XP

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Tagarelices

É, acho que o ensaio acabou sendo um sucesso! Foram 6 dos 10 bixos que tinham se inscrito. =D

Bom, vou aproveitar que eu estou me sentindo escritora hoje... pra escrever mais um pouco, mas sobre uma coisa nada a ver...

Hoje jantei um lanche do Subway. O Sub du jour (do dia) é bem barato, custa só 2,90 euros. Não sei por que, mas o meu saiu por 2,50 hoje. É bom que evita a decisão, e é particularmente prático pra mim, que gosto de tudo.
O restaurante estava... às moscas. E eu acho que o moço até se assustou porque eu sabia o que escolher e em que ordem (tipo de pão, tamanho, recheio, esquentar ou não?, legumes e saladas e molho).
Isso porque Franceses não vão no Subway! A maior rede de Fast Food do mundo (dizem...), com quase 34000 restaurantes no mundo, sendo 225 na França (em Marseille são 6, e não acho que tenha esse tanto de Mc Donald's por aqui...), não funciona (ou pelo menos não funciona tão bem) na terra da baguette e dos queijos.
Os Franceses que faziam estágio comigo, apesar de jovens e moradores de cidades relativamente grandes, não sabiam o que fazer e o que pedir. E achavam caro.
Pois é, parece que aqui os sanduiches feitos à mão vendidos nas padarias de todas as esquinas são mais apreciados (essa idéia eu roubei do Renan, heheh).
Bom, não sei o que os Franceses tem contra o Subway, mas eu to bem feliz de chegar no meu subway sem fila, pedir meu sub du jour tranquilamente e pagar menos de 3 euros.

Falando em Fast Food... Duas propagandas do Mc Donald's me chamaram atenção nas férias (isso porque elas estavam no ponto de onibus da cidade do meu estágio, sendo que lá não tem Mc Donald's!).
Mas enfim, aproveitaram as férias escolares, a estreia de filmes infantis no cinema e a chatice das crianças ociosas e seu poder para com seus pais pra colocar essas duas propagandas:


O texto das duas dizem a mesma coisa: "Venha(m) como você(s) for(em)".
Achei bem legal! E me deu mais vontade de assistir Tin Tin do que de comer no Mc, mas enfim...

Falando em propaganda... Da última vez que eu fui pra Suíça, eu vi várias propagandas de um partido de direita, o UDC na sigla em Francês, ou SVP na sigla em Alemão, criticando diretamente a imigração.
O cartaz mais visto era esse aqui:
Parar a imigração em massa
Eu já achei direto o suficiente...
Também vi esse aqui:

Os Suíços votam UDC
que apela pro patriotismo Suíço, que já não é fraco.
Esses dois cartazes já me impressionaram bastante, tenho certeza que minhas professoras de Português iam achar várias metáforas, figuras de linguagem, mensagens subliminares e coisas parecidas e poderiam ficar analisando essas propagandas por muitas e muitas aulas.
O triste é que fui procurar essas imagens em Francês hoje (pra ficar minimamente mais acessível) e achei outras muito piores!
Tipo essas:



A primeira foi da época de um plebiscito sobre a possível proibição da construção de minaretes em todo o solo Suíço. Se você viu mísseis você não foi o único.
A segunda diz: "Ivan S., ESTUPRADOR e em breve Suíço?"
A terceira usa o maior dos clichês, uma ovelha negra fugindo (sendo fugida, na verdade) da Suíça.
Essa terceira é mais antiga, pelo jeito. Felizmente encontrei outras imagens parodiando essa, dizendo "por mais diversidade" ao invés de "segurança" e com ovelhas coloridas e a uma plaquinha da UDC na ovelha que está fugindo.
O pior de tudo é que esse partido não anda mal nas pesquisas.
A Suíça foi o exemplo mais visível, mas partidos de direita e com toques nazi-fascistas estão subindo em toda a Europa (França inclusa), e muitos com tudo contra imigrantes e estrangeiros.
Não sei muito o que se pode fazer, no meu caso seria torcer pra voltar antes das regras ficarem muito complicadas, mas... noossa.
Política nunca foi meu forte, falar minha opinião também não, mas, bom, nesse caso acho que todos concordamos: temos que ficar espertos, não acham?
E aí no Brasil, como andam as coisas?

2 comentários:

  1. Olá,
    sou aluno da Unicamp e estou participando do processo de seleção da Paristech. Você poderia me passar algumas dicas sobre a carta de motivação e como é e o que falar na entrevista com os franceses?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pedro!
    Posso passar as dicas sim...
    Comente aqui escrevendo o seu e-mail que eu entro em contato. (E apago o comentário pra vc não ter seu e-mail exposto.)
    Até mais e boa sorte!

    ResponderExcluir