Quer receber um e-mail cada vez que eu escrever uma coisa nova aqui? É só falar comigo! XP

sábado, 27 de agosto de 2011

Cidades que choram partidas...

(Se você está lendo isso, sinta-se lisonjeado. Só um pouquinho... Depois de pegar chuva pra esperar o onibus que quase não passa, de uma troca de trens quase equivocada, e de uma viagem de pé num TGV, tudo isso acompanhada de uma mala de mais de 30 kg, cá estou vencendo o cansaço pra escrever aqui! =D)

Há 364 dias, eu partia de Dijon. Aquela sexta-feira amanheceu nublada e chuvisquenta, depois de toda uma semana de tempo firme, quente e limpo. (Dizem que o verão inteiro foi assim, mas eu só testemunhei 5 ou 6 dias.)
Gilles, o "pai" na família que me acolheu, me disse: "Dijon está chorando a sua partida." Ou algo do tipo. A cidade está triste por você ir embora...

Hoje, depois de um verão bem frio e nublado e sem graça, mas que tinha decidido esquentar loucamente nessas duas últimas semanas de agosto, tempo fechado desde antes do almoço... Chuva à tarde e no começo da noite, o tempo todo.
Renaud, o chefe do meu chefe do estágio, que fez École de Physique em Marseille (uma das écoles que se juntou pra formar a Centrale Marseille), e morava em Château Gombert e estudava em St. Jérome (dois bairros de Marseille, um onde fica a atual École e o outro onde eu morava, respectivamente - sim, o contrário dele!), me falou: "O Bugey chora sua partida."
Bugey é a região onde fica Lagnieu, e consequentemente, onde fica a St. Gobain.

Eu achei lindo e poético e achei que era uma coincidência ou um pequeno ato malandro do destino, especialmente pra mim...
Quando, mais tarde, em casa, descobri que falaram a mesma coisa pro Lucas, que também terminou o estágio dele hoje.
No fim, acho que é uma coisa comum de se falar se você é Francês e alguém vai embora num dia de chuva... Sei lá.

E agora, chegando em Marseille, não chorou-se a minha volta. Ainda bem!

Esse último silêncio, apesar de eu ter coisas pra contar, foi principalmente porque... bem, eu não sei o que eu achava antes, mas agora finalmente caiu minha ficha de que as pessoas lêem o que está escrito aqui. Algumas pessoas, não muitas, mas o suficiente pra eu pensar no que eu posso contar ou não, de que jeito, e "OH! O que vão pensar??"
Eu sei que é besteira, mas é esse o motivo...
Porque coisa pra falar sempre tem... Pooor exemplo, meu aniversário de França! E as viagens dos dois últimos fins de semana! E os planos pra esse novo ano! E... E... E...

Sobre a minha volta, não sei por que tinha uma mala tão grande. E não sei por que tinham tantas pessoas sem lugar no tgv... (Todos eles não pagaram??) Só sei que entre Lyon e Avignon eu fiquei de pé, no corredor entre dois vagões, exatamente ao lado de uma goteira (fato que o controlador fez questão de me lembrar, e esperar uma atitude... Como se eu pudesse ir pra algum outro lugar com aquela mala enorme!), me espremendo contra a parede toda vez que alguém queria passar e traduzindo cantadas do francês pro inglês de 3 militares pra uma menina alemã (que não fala que é Alemã na França O.o! e que estava achando um absurdo eles não saberem inglês)! Foi até divertido, no fim.
Chegando na gare, mais um tempinho me arrependendo do tamanho da mala, até que eu encontro David e Victor, meu primeiro bixo, que lia meu blog (ooooowww, que vergonha. Sério. Aaaff... Muito estranho conhecer alguém que te conhece já, pelas suas próprias (e tortas) palavras...)...

Falando em bixos, um dia vocês vão me perdoar por não estar aqui nesse começo de semana de acolhimento? Porque eu não vou me perdoar tão cedo.
Tudo bem, vou fazer algo moh legal no lugar (Nice, Cannes e Monaco com 2 10equilibrados! =D =D =D), mas não vou estar aqui pra fazer por eles o que fizeram por mim!
Só espero poder ser útil no fim da semana e daí pra frente, sempre que eles precisarem... =/

É isso aí, amanhã só tenho que arrumar a casa, fazer a mala, escrever um relatório de 40 páginas (isso porque eu não fiz nada durante os dois meses na roça com tempo livre das 16h às 21h... Sério, eu devia dar aulas de improdutividade e auto-enrolação), fazer compras e... não é só isso mesmo.
Vai ser um dia tranquilo...

Vou-me! Torçam pra cidade nenhuma chorar minha estada, partida, chegada ou o que quer que seja pelos próximos 5 dias! =D

Um comentário:

  1. Dé!!!!
    Você vai começar as aulas como veterana que ja manja tudo... ajudar os bixos perdidos que nem vc no começo...
    Que legal!!!!
    eu conheço esse Victor (acho, ele é da eng. elétrica??) os pais dele trabalharam com o meu pai, eu soube que ele tava ai semana passada, que divertido....
    que esse ano seja uma ótima experiência veteranistica pra vc...
    bjos

    ps: alias, vc me add nos emails que vc envia ao publicar??
    agradeço muito, eu sempre entrava nesse site pra dar uma confirida e saber se vc postou...
    alias hj eu entrei direto, nem tinha visto o email que vc tinha mandado...
    hehe

    ResponderExcluir