Quer receber um e-mail cada vez que eu escrever uma coisa nova aqui? É só falar comigo! XP

domingo, 7 de agosto de 2011

Annecy, a Veneza da França

Olá!

Escrevo enquanto participo virtualmente da festa de aniversário do meu pai =D! Vida longa ao Skype!

Domingo, dia de passar o dia em casa, a não ser que eu tenha viajado no sábado e tenha dormido e  outro lugar. Porque ônibus por aqui é coisa rara e de domingo só tem um ônibus pra voltar da cidade que tem estação de trem até aqui. Pra ir não tem! ahahaha
Logo, se eu acordei em Lagnieu, ficarei em Lagnieu, a não ser que eu arranje uma carona ou pague um taxi.

O tempo amanheceu feio, meio chuvoso, mas agora até abriu sol! Mas duvido que esteja um tempo mais bonito que em Indaiatuba, ehheeh xP

Ontem eu viajei! Saí cedinho (não tão cedinho quanto eu gostaria, o ônibus de sábado de manhã não existe e ninguém tirou ele da tabela de horários. Fala sério, segunda semana que eu espero e ele não vem. Mas enfim, peguei o outro ônibus e saí cedinho mesmo assim). Depois de levar uma mega e tipicamente francesa patada da mulher do guichet da SNCF*, comprei meu bilhete pela internet do celular e passei de novo no guichet com ela pra pegar os bilhetes. Foi corrido e estressante, mas deu certo, entrei no trem.
Aí, primeiro trem de boa, conexão de 5 minutos pro segundo trem. A estação era mínima, eu olhei rapidinho qual era a plataforma, fui e entrei no trem.
E aí, desespero. Os letreiros do trem só mostravam um nome: Chambéry. Mas eu queria ir pra Aix-les-Bains! Internet do celular pra checar: e de novo, só a cidade de começo e do fim da linha. Olhei o mapa: Aix-les-Bains ficava no caminho pra Chambéry, mas como saber se o trem ia parar ou não?
Fui atrás de um controlador e ele confirmou que o trem parava em Aix-les-Bains, a cidade que eu queria ir. Beleza!
Chegando na cidade, o controlador, que normalmente fala duas vezes o nome da parada, falou "Aix-les-Bains, le Revard" não 2, não 3, mas QUATRO vezes. Hahahah, certeza que foi pra mim, pra EU entender e descer no lugar certo, ahahahaha. Brigada, moço! ahhaha
Desci e aproveitei meus 50 minutos de conexão pra dar uma volta na cidade...
Ow, quantas flores! Tudo bem, é verão, mas realmente, tinha muitas flores e jardins e coisas!
A cidade é famosa pelas águas termais. Tinha vários hotéis antigos, praças e monumentos, turistas tomando café da manhã nas mesinhas de fora dos restaurantes... Que gracinha!
Tirei até umas fotos, mesmo não tendo realmente visitaaaado a cidade...

Prefeitura de Aix-les-Bains, enfeitada de flores

Caminhozinho simpático, enfeitado de.... flores

Arco, enfeitado de.... flores!

E láaaa no fim da rua tinha uma mansão... ou uma igreja, ou algum outro prédio bonito. E tenho certeza que devia ser enfeitado de flores, ahahaha
A cidade era assim, montanhas e árvores por todos os lados, prédios antigos (acho que o auge das águas termais foi há alguns séculos)...
Enfim, peguei meu último trem e cheguei em Annecy!
De acordo coma descrição do meu chefe, eu esperava um Guarujá das montanhas... Turistas ricos, lojas caras, paisagem bonita.
Escolhi o fim de semana mais lotado, porque era a Fête du Lac (Festa do Lago). Na tarde de sábado tinha várias apresentações na rua, fanfarras, palhaços, caricaturistas, teatro... E na noite, quando finalmente escurecesse, fogos de artifício no lago! Com ingresso pago pra ficar na grama em volta do lago e barraquinhas de hotdog (feito com linguiça, claro), além da lendária barraquinha de doces Haribo (ou Yummi, ou geleinhas, chamem como queiram): meu sonho!!! Vários tipos pra pegar num saquinho e comprar por quilo, tipo  aqueles quiosques do shopping, mas com muuuuuito mais fartura! Em vez de uma pequena caixa de plástico pra cada tipo de doce, tinha um quarto de banca bem cheia! Pena que eu não tirei foto...
Se fosse na Alemanha acho que eu tinha gastado todo meu salário lá. (Sim, recebi meu salário!! Do primeiro mês de estágio)
(Eu tenho uma teoria que os doces Haribo da Alemanha são mais gostosos e variados do que na França, apesar de ser a mesma marca...)
Mas, voltando à Fête du Lac, não fiquei até à noite pra ver os fogos porque dois dias em Annecy parecia muito e porque não tinha mais vaga em hotéis, albergues e afins. Bom, paciência...
Fui e voltei no mesmo dia, mas foi bem legal!
A cidade tem só 2 canais, não muito grandes, mas o suficiente pra ter pontes bonitas e enfeitadas de flores, ilhas minúsculas no meio dos canais e lugares legais pra tirar foto...
E a grande estrela é o lago, com uma vista bem legal, com montanhas por todos os lados, cisnes, patos, pedalinhos, chafarizes... Pareceu bastante Genebra, até porque eu só vi o lago em Genebra, quase...
Cheguei, encontrei o Renan, que está fazendo o estágio dele em Grenoble, e fomos dar uma olhada no lago. É verdade que o sol iria deixar as fotos mais bonitas, mas a falta dele deixou o dia bem mais... confortável, convenhamos...


Depois, nos perdemos um pouco nas ruazinhas da cidade velha, construções de pedra, inúmeras lojas de souvenirs, sorvete, crepe, restaurantes... Tudo meio pra turista, mas é isso aí...
Comemos pratos típicos num restaurante típico. Pedimos um menu, que é um preço fixo pra uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, com umas três ou quatro opções de cada. Pra entrada, eu escolhi a Salade Montagnarde:
ahahaha
A fome não me deixou lembrar de tirar foto do resto da comida. O prato principal que eu escolhi, la Croute Savoyarde era um pedaço da pão, uma fatia de presunto cru (ou de parma, não sei muito a diferença), e muito, muitooo queijo pro cima, num prato de ferro bem quente. O Renan escolheu a Tartiflette, prato típico dos típicos: batatas, cebolas, bacon, tudo coberto com muito queijo. Não tem como ser ruim, fala sério.
E de sobremesa, îles flottantes (ilhas que boiam, ahahha), algo muito bom feito de clara de ovo, parecido com um marshmallow, boiando num creme com gosto de sorvete de creme derretido... muito bom também! =D
Terminamos de comer, subimos para o castelo! Bem pequeno, mas com uma vista bem legal!
Castelo! Torres e muros, sempre no alto de uma montanha =D

Tentativa de tirar foto da vista, o lago está lá no fundo, mais ou menos atrás da minha cabeça, ahahaha
Castelo visitado, voltamos pra cidade pra encontrar o Raphael, que também faz seu estágio em Grenoble. Com ele fomos beirando o lago até o que eles chamam de praia... Aaaff... hahaha. Fomos, olhamos e voltamos. A água não era fria, não tanto quanto estávamos esperando... De lá a vista do lago era diferente:

Voltamos pro centro e demos uma passeada pelos canais.
Cartão postal da cidade, literalmente!

Vista do outro lado da mesma ponte

Uma das pontes de um dos canais, com lojas e restaurantes lotados, como o resto da cidade
E aí já deu a hora de ir embora, não antes de tomar um sorvete (toda cidade de turismo estival (essa palavra existe em Português também!! Aqui eles usam muito!) adora barraquinhas de sorvete...) de melão (minha nova mania) e de comprar um cartão postal, que eu egoistamente guardo pra mim e não mando pra ninguém (tenho um ano ainda pra aprender, ahahah).
E o mais legal da cidade é que ela é turística também no inverno! Fala sério, muito legal!

Acho que é isso, já falei demais!

*SNCF - A companhia ferroviária da França.

2 comentários:

  1. Adorei!! :D
    Ei, só eu comento aqui porque não tenho facebook/afins? hahaha

    Lindos os predinhos coloridos (do post mais novo)!
    Amo coisas coloridasss.

    bjao!!

    ResponderExcluir
  2. eu tbm comento!!!!
    mto legal Dé!!!
    mto bonito tudo...

    ResponderExcluir