Quer receber um e-mail cada vez que eu escrever uma coisa nova aqui? É só falar comigo! XP

segunda-feira, 28 de março de 2011

WEPIII!

Centrale Marseille arrasando! O desenho não é meu (por isso que tá tão bonito), mas a idéia foi minha! ^^
Esse fim de semana fui pra Lille!
Teve o WEPI 2011, WeekEnd Partage Interécoles, que juntou váaaarias associações de tutorado da França inteira, Échanges Phocéens (vulgo a gente) inclusos.
Foi na École Centrale de Lille, no mesmo fim de semana do Gala (festa chique no estilo de formatura, mas sem os pais e com varios alunos de tds os anos da école) deles (=/)...
Fomos em 16 Marseillais, isso sem pensar que teve outra escola de Marseille, a Euromed Management. Fomos de trem (muitas horas... Mas até que passou rápido), com um bilhete de grupo (tão lindo!), de primeira classe porque não tinha mais lugar na segunda classe... No trem aprendi a jogar tarot, que não é nem um pouco igual às cartas que as ciganas e videntes jogam... No fim é um jogo de baralho quase normal, com umas cartas especiais e uma filosofia parecida com Copas (mas qm tem mais pontos ganha)... Moh legal! Ateh ganhei uma partida ou outra.
Chegamos em Lille na sexta à noite, fomos pro hotel (que era até que legal, mas ficava no meio do nada... Num lugar que precisava atravessar a estrada à pé pra chegar, onde os caminhos não tinham calçada)... Aí, sábado começou... Noossa, nunca pensei que fosse encontrar tanta gente engajada e que pensa igual!! Teve palestra de manhã... Sobre as ações que existem por aí para a igualdade de oportunidades (ou algo do tipo), fora das faculdades, no 'mundo adulto' e depois... Outra palestra, essa feita pela Partage (associação das associações do tipo), sobre como se juntar com outras associações perto da sua e o que aproveitar disso. Depois, um almoço mais ou menos, mas até que bem organizado, se for pensar que foram alunos que fizeram...
Depois, uma parte muitooo legal de trocas entre programas. Foi assim, juntou 10 pessoas, uma de cada programa (associação), quem era tutor faz tempo, quem tinha acabado de começar... E aí cada um falou suas perguntas e dificuldades e deu idéias pra ajudar os outros... Meio alcóolicos anonimos, mas bem legal, eheheh
Deu pra ver que a gente é até que bem organizado e que a gente já arrumou a maioria dos problemas que todo mundo tem... Tão legal...
Depois teve um atelier de criação de atividades que poderiam ser dadas pras crianças, mas eu fugi... E fui conhecer a cidade! (não, não acho isso bonito)
Ópera e câmara de comércio

Eu comi crème brulée! Que nem a Amélie!! Só que não era a original, era uma variante, heheh. A fome não me deixou tirar foto antes.

Centrale Lille!!

Citadelle - Porte Royale
Mas Lille eu achei bonita! Tudo tão europeu e não Marseillais...
Acabei indo jantar no centro mesmo e nem fui na pseudo festa que teve sábado à noite.
Domingo de manhã teve uma palestra chata, e depois discussões em pequenos grupos sobre assuntos que todo mundo sempre quer saber... Eu fui na de apadrinhamento, que é uma coisa que a gente ainda não conseguiu implantar direito... A idéia é que cada criança depois de 'formada' no tutorado tenha um tutor como seu padrinho, que ela fale com ele, sei lá, uma vez por mês e que ele possa ajudar a passar as dificuldades do começo do ensino superior. Mas acaba sendo bem mais complicado que isso, e no fim a discussão só mostrou os problemas, não tanto as soluções.
Depois, mais um passeiozinho pela cidade e treeeem! Chegamos ontem à noite e fechamos o fim de semana com um Quick (McDonald's genérico que tem na França e na Belgica).
Eu fui pra casa da Lays logo em seguida pra falar português e desenjoar de francês, ahahah.

Ahhh, última coisa: Mudou o horário... Agora estamos no horário de verão (logo são 19h30 e ainda tá claro) e a diferença de fuso é de 5 horas... e vai ficar assim atéeeeee o horário de verão do Brasil começar... Voilà!

Aff, já tá tarde! Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário