Quer receber um e-mail cada vez que eu escrever uma coisa nova aqui? É só falar comigo! XP

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Multilinguismo!

Oi, gente!

Por incressa que parível, a gente já tah no meio do semestre e ainda tem atividades 'novas', em que eu posso entrar agora, se eu quiser...
Tipo o club photo, criado por brasileiros (na maioria, ou totalidade, não sei xD), que debutou (aahh o Francês no Português, olha só) esses dias...
Ou o club danças brasileiras (o.O), que meus veteranos insistem pra eu ir.... Aaaafff.

A coisa nova mais legal (pra mim), é a possibilidade de fazer outra língua! De graça, sem nota e na hora do almoço! As turmas são todas de iniciantes, o que me impede de querer espanhol ou japonês, por exemplo...
Mas ainda sobram 3 opções: italiano (sempre digo que vai ser minha próxima língua latina, quem sabe não seja a hora de virar minha língua latina atual?), chinês (mandarim, eu sei, mas aqui é chinois que eles falam, eu traduzi, ueh...) e russo!
Fiquei com vontade enorme de fazer todas, ainda mais depois que eu fui pra Escandinávia e quase entendia um pouco de norueguês, sueco e dinamarquês!
São 3 línguas muito parecidas, com letras estranhas (tipo aquele o cortado, tremas em várias vogais...), muitas semelhanças com o alemão e com o inglês...
Do que as pessoas falavam, nào entendia nada, mas do que tava escrito nas placas e coisas... com a ajuda do contexto... até que eu sabia do que se tratava!
Muitoo legal! Tive até vontade de aprender dinamarquês, porque não era tãaao estranho e pareceu tão legal!
Mas soh se fala essas línguas nos países deles mesmo... Tirando o sueco, que é língua oficial da Finlândia também... Falando em Finlândia, finlandês é muitoooo estraaanhoooo! Não entendia nada, me sentia aliviada quando estava escrito em sueco em baixo... EM SUECO! haahhahaha
Finlandês me lembrou um pouco da língua do Hopi Hari, onde tudo termina com i, e quase nunca com consoante...(Lembrei também que eu queria por que queria um dicionário de hopês, e que queria ir no Hopi Hari por que achava que as pessoas falavam isso lá...)

Voltaaando às línguas... acho que vou começar italiano! Pontos positivos: eh mtooo legal, é de graça, posso tentar arranhar quando for pra Itália, é meio que a última chance (quando vou parar uma hora por semana pra aprender uma lingua de novo, se não for tão fácil e ao alcance como aqui?)
Pontos negativos: não sei se vou confundir com o francês (veteranos me dizem que acham que não), só se fala na Itália
E talvez faça chinês tb! Pontos positivos: não acho tãao legal, mas deve ser pq eu não conheço.... é de graça, posso tentar treinar com algum dos muitos chineses que estudam comigo, é meio que a última chance, "eles vão dominar o mundo", não vou confundir com o japonês (de acordo com minha profa. de japones)
Pontos negativos: não sei se dá pra aprender em um ano
Russo, não tinha nem pensado, mas tb eh uma opção... Pontos positivos: é diferente, é de graça, é meio que a última chance, "nem é tão difícil" hehhehe
Pontos negativos: só se fala na Rússia, não tenho com quem treinar e nem tenho planos de ir pra Rússia tão cedo...

De todas as línguas, um ponto negativo é que eu vou começar mais uma língua, não sei nem se vou aprender bastante e chegar num nível bom... Mas nada é perdido.
Outro problema seria o tempo 'perdido'... Mas na hora do almoço eu já não faço nada mesmo...
E como eu não to aqui pra aprender muito as matérias (falo mais sobre isso depois, assunto delicado, ainda mais agora que tenho bixos... Aliás!!!!!! Tenho Bixos!!!!! Saiu o resultado no começo da semana, vários mecânicos passaram, nenhum pra Marseille... Mas 3 unicampenses (eletricistas? não tenho certeza) pra Centrale du Soleil!), devo aproveitar a Europa, a França, Marseille e a École com o que elas tem de melhor pra me dar... E to achando que a École vai me dar as atividades extras... E se não for, eu pelo menos vou me divertir, ahahahah

E aí, o que vcs acham? Italiano ou Italiano e Mandarim? Tenho que me inscrever até amanhã!!

Outra coisa pra decidir é sobre um fim de semana, em que os Échanges Phocéens vão nos levar pra Paris, nos alojar lá e a gente vai passar o sabado tendo palestras, debates e coisas sobre o tutorado... Mto legal e ainda é focado nos novos tutores... O problema? Fds antes da prova de Photonique... E essa prova é a minha primeira de verdade, com contas (a outra q eu já tive foi soh frances e enrolação)...
E eu deveria estar estudando e nào estou... então, tlvz eu não vá...
Além disso, é uma pena, mas a chance de eu dormir em uma palestra eh enooooorme (frances é uma lingua sonifera), e eu não ia entender tudo tb....
Mas se eu fosse eu poderia usar algumas coisas q eu aprendesse nas minhas 'aulas'...
E os meus fins de semana tem sido absurdamente inuteis, msm q eu nào saia de casa pra poder estudar...
Nhaah, decidirei um dia...
Aceito tentativas de convencimento também, ehehhehe

Uma coisa já está decidida: Férias de natal no Reino Unido e Irlandaaaaaa! YAY!

Um comentário:

  1. W!!!! Lógico que vc tem com quem treinar Russo!! EU!!!! =D

    (ops, eu.. Camila!!!!)

    ResponderExcluir