Quer receber um e-mail cada vez que eu escrever uma coisa nova aqui? É só falar comigo! XP

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Vida Associativa - Mode: ON

Olá!
Hoje dei meu primeiro passo de verdade na minha vida associativa...
Tá certo que eu já tava indo nos ensaios do Club Chant (clube canto da escola), desde já faz tempo... Já aprendi até 2 músicas...
Mas dentro da minha cabeça eu vejo uma divisão entre associação e clube... O Club Chant, além de ser derivado do BDA (Bureau des Arts - tipo um grêmio que cuida das artes e cultura e coisas assim da escola - esse sim leva o rótulo associação na minha cabeça), não demanda muita organização e vontade dos membros... É mais um dia que a gente se encontra pra cantar, quaase sem compromisso (tipo hoje, q eu nào fui, pra voltar mais cedo pra casa por que não ia ter onibus... Sério, o pior dia da greve foi hoje. O restaurante até funcionou normal, mas sem onibus não dá! Saí de casa com 20 min de sobra e cheguei com 15 minutos de atraso, pq tive que ir a pé... AAFFF)... A única coisa que a gente pode fazer de diferente lá, além de cantar, é trazer novas idéias de músicas, partituras e afins. Isso pra mim é um clube. Associação, na minha opinião, é mais um BDE (Bureau des Elèves - o verdadeiro grêmio, que organiza várias festas, viagens, eventos, integração no começo do ano, altos projetos), assim. E hoje eu finalmente entrei numa associação que é uma associação mesmo, até pra mim!
São os Échanges Phocéens. É um grupo meio grande de alunos da École (uns 50, dos 3 anos)... E eles organizam aulas de tutorado pra crianças das escolas menos favorecidas de Marseille. Então, uma escola q fica numa área mais pobre, escolhe 10 alunos no máximo de cada série (de 12 a 17 anos), normalmente os melhores em notas e mais interessados. Esses grupos tem duas horas de aula a mais, uma vez por semana, quando vão sempre 2 pessoas da associação, os tutores fixos, que passam o ano inteiro com esse mesmo grupo, e mais 1, o tutor livre, que apresenta um tema (música, cinema, civilização, astronomia, teatro....)... Os objetivos são basicamente proporcionar abertura cultural pra essas crianças, incentivar a continuação dos estudos (a gente servindo como exemplo tb), acrescentar alguma coisa na vida delas, já que a escola só consegue fazer recuperação e reforços e coisas pra ajudar quem não vai bem...
Bom, aos poucos vou explicando melhor...
Mas hoje foi um marco, por que eu finalmente virei tutora livre!
Vou passar por todas as salas de uma série que corresponde mais ou menos à 7a no Brasil, crianças de 12, 13 anos, apresentando o módulo Guia de Marseille.  Fico 4 aulas com uma turma, que vai pesquisar sobre a cidade, visitar um pouco e no fim escrever pedaços do que no final vai ser um guia!
Normalmente o tutor livre é um só, mas eu vou dividir o módulo com a Lays (brasileira, da UFRJ), pra gente não ter tantos problemas com a língua...
Estamso bem preocupadas com o tempo que isso vai nos tomar, com o tanto de palavras em francês q vai faltar, com a dificuldade q a gente vai ter pra motivar as crianças... Mas, voilà, aceitamos o desafio...
Agora, 4 semanas pra gente preparar o módulo inteiro, o que falar num total de 6 hrs! Aaafff!
So help me God!

Nenhum comentário:

Postar um comentário