Quer receber um e-mail cada vez que eu escrever uma coisa nova aqui? É só falar comigo! XP

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Financial Issues

Hoje, depois de quase um mês sem escrever nada, vou falar de um assunto um tanto... delicado: $ Dinheiro $.


Primeiro, uma notícia boa: O cofrinho que eu ganhei do Bruno de inimigo secreto (nem quando precisa o Bruno consegue ser mal, hahahah) no ano passado está oficialmente cheio!

Não dava pra colocar mais nenhuma moedinha! Por isso eu decidi contar... E tinha menos de 100 euros, mas mais de 100 dólares lá dentro!
Agora já posso começar a encher de novo o gato/cachorro/urso/raposa (decida você mesmo) roxo... Legal, né?
Mas acho que essa era a única notícia boa. A ruim é muito maior, em valor absoluto... Muito mais negativa. No dia 26 de março, o último dia útil da intermináaaavel semana do dia 22 de março, foi divulgada a lista dos contemplados com a Bolsa Eiffel, dada pela Égide, órgão do governo francês. Como mostram os dados de bolsas por instituição de ensino, só uma pessoa da École Centrale Marseille* ganhou. E essa pessoa não foi brasileira, muito menos fui eu.
Então... Sou uma pessoa sem bolsa. Pelo menos por enquanto. A bolsa Eiffel é o sonho da vida de qualquer um. MESMO. Ela cobre a passagem de ida e volta, um curso de Francês de 9 semanas em Vichy, numa escola absuuurdamente cara e quase 1200 euros por mês durante os dois anos. E isso é só a parte material. A Égide te ajuda em mais um monte de coisas, facilita a sua vida. Mas não a minha. E nem a de muita gente. Esse ano foram dadas umas 60 bolsas a menos que o ano passado. Do pessoal da Unicamp que vai pras Centrales, só 5 ganharam. Eram 15 tentando. Números da Poli-USP são só um pouco menos alarmantes. Das outras eu nem sei... Não deve ter fugido muito disso.
E agora? Não sei... Tem a bolsa Brafitec também. Essa cobre a passagem de ida e volta e quase 800 euros por mês durante um ano. Mas o programa é de dois anos! É, então, pois é. Acho que eu já to inscrita nessa. Boatos dizem que a Unicamp tem 12 bolsas dessa daí... 4 são para quem vai pra alguma faculdade do grupo Paristech, 4 para o INSA e 4 para os Centraliens que não conseguirem Eiffel. Mas esse ano são 10 centraliens sem Eiffel. E aí? Não sei, não sei.
Sei que eu não posso ficar contando muito com essa tal de Brafitec, então... To procurando outras... Se alguém souber de alguma...
Antes dessa notícia bombástica, eu, por via das dúvidas, como uma carta na manga, tinha feito minha inscrição na Fundação Estudar. No site eles sabem explicar melhor do que eu, mas é uma Fundação que dá bolsas para estudantes de graduação e pós, no Brasil ou no exterior. A Fundação é feita pelos próprios ex-bolsistas e o dinheiro das bolsas vem deles. Então, se você recebe a bolsa você se compromete a pagar de volta, depois de formado. Quem é ex-bolsista entende bem a importância dessa bolsa e ajuda um "bixo" com toda a boa vontade. E assim a fundação sobrevive. É bem legal a ideia que eles têm também de usar a educação para mudar a sociedade e fazer o país crescer. Mas pra isso eles têm que escolher direitinho pra quem eles vão dar a bolsa. E pra isso tem um processo seletivo bem complicadinho... Primeiro, logo no começo do ano, tem a época de inscrição online. Depois, duas provas pela internet, uma de português e outra de raciocínio lógico. Se acertar mais da metade nas duas provas, você segue no processo... Aí tem que mandar a documentação por sedex: histórico escolar, currículo, fotos 3x4, carta de aceitação (no caso de intercâmbio), carta de apresentação e carta de recomendação. Depois disso tem a fase presencial... Os candidatos vão para São Paulo fazer dinâmica de grupo, entrevistas... E no final eles escolhem alguns (foram 23 de graduação no ano passado) e dão a bolsa (com valor calculado individualmente) pra eles!
Foi por isso que eu passei a semana passada inteira correndo atrás de professores, xerox, etc... E passei um dia do meu feriado escrevendo a carta de apresentação e juntando as coisas pra por no correio.
Falando em feriado: Feliz páscoa!
É isso.
*Ainda tô devendo um post explicando como assim eu vou estudar na França... Um dia eu faço...

2 comentários:

  1. de
    eu ja falei, vai dar tudo certo ta, pq eu quero te visita la!!!
    hehe
    bjaum

    ResponderExcluir
  2. Tá explicado pq o caixa da cantina na Química pediu por gentileza uma moeda de 50 centavos pra facilitar o troco! Estão com a Débora. Começo a acreditar nas histórias de pessoas que compraram carros com moedas.
    Vc tem energia, objetivo e bons resultados já conquistados, vai conseguir uma bolsa!
    Bj!

    ResponderExcluir